Advogado que luta contra racismo recebe terceira carta de ameaças

 

O advogado Onir de Araújo entregou ao Departamento Estadual de Investigações Criminais a terceira carta que recebeu nesta última segunda feira, 15 de agosto, com ameaças desde que assumiu a defesa do caso de racismo ocorrido em Jaguarão, que atingiu o estudante Helder Santos, em março deste ano.

 


 

Na nova carta, quem faz as amenas diz que “em vários encontros realizados com o Comando Geral, Coronel Sergio Abreu e o Secretário de Segurança, grande amigo Airton Michels, ambos garantiram que o caso está encerrado administrativamente”. E informa que “estão no controle de tudo”.

 

O caso iniciou numa abordagem da Brigada a estudantes da UNIPAMPA, do campus de Jaguarão. A vítima principal foi o estudante Helder Santos, negro baiano, que passou no vestibular para História. Na cidade gaúcha, ele trabalhava na prefeitura da cidade em programa de assistência social.

 

Na abordagem policial, um amigo de Helder começou a apanhar, e ele interveio questionando os procedimentos policiais. Helder acusou os policiais de estarem sendo racistas quando o chamaram de negro e bateram nele ainda com mais força. Por sua postura, a polícia foi mais violenta com ele, o algemou, o levou para a delegacia, sob alegação de desacato de autoridade.

 

Inquérito interno na Brigada constatou as irregularidades cometidas pelos policiais militares. E alguns destes policiais são citados agora nesta terceira carta. Diz o documento apócrifo que “o Sargento Ávila está para ser promovido e o Soldado Osni está sendo muito elogiado”.

 

A nova carta foi encaminhada, segundo o atendimento no DEIC, para a Regional da Policia Civil de Pelotas, onde o inquérito está tramitando. Até agora não houve anunciou nenhum para conter as ameaças.

 

Em março, quando o caso começou, o governo do estado, o Ministério Público Estadual e o Governo Federal anunciaram que iriam investigar o abuso de autoridade e formação de milícia denunciada em uma das cartas anônimas. A carta recebida agora foi encaminhada ao DEIC e notificado o Comandante da Brigada, Coronel Sergio Abreu, e o Secretário de Segurança, Airton Michels.

 

A íntegra da carta anônima diz o seguinte:

“Prezado-Dr. ONÍR, AMANTE DE NEGROS DO BRASIL:

Continue mantendo-o bico fechado…Estamos rastreando todos

seus passos!!!

Em vários encontros realizados com Comandante Geral, Coronel

Sérgio Abreu e o Secretário de Segurança, grande amigo Aírton Michels, ambos garantiram que o caso está encerrado administrativamente e, inclusive, os policiais envolvidos já estão exercendo suas atividades de policiamento ostensivo a mais de um rnês, sem terem sido julgados ou punidos. Já esta tudo certo, eles não serão punidos pela Brigada, eis que todos sabemos que, estas cartas são escritas por Vossa Senhoria e pelo seu cliente, que armaram todo para que ele fosse transferido. Portanto, para seu bem, já que não provocou mais nenhum escândalo com o neguinho sujo, é que o senhor entregue os pontos no judiciário e deixe correr a ação sem se manifestar. Caso contrário, sua carreira estará terminada e mais nenhum nego vai querer ser defendido por você.

Estamos no controle de tudo. Até a professorinha da Unipampa, depois do e-mail baixoti a bola dela.

Não sabe como fez bem para nossa cidade e para a reputação da Brigada, a ocorrência com seu cliente sujo. A cidade ficou mais limpa, o cornando mais fortalecido do que nunca. Somos elogiados nas .ruas. O próprio Sgt Ávila está para ser promovido e o Sd Osni está sendo muito elogiado. Estamos limpando a vagabundagem que o senhor defende.

Contamos, com a sua fiel colaboração…O POVO DE JAGUARÃO É FORTE!!!Como já havia avisado: A BM está do nosso lado! E não esqueceu de você e seus amigos!

JAGUARÃO”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s