Canal Integración exibe hoje (22/1) a terceira reportagem da série sobre censo e afrodescendentes das Américas

Série aborda realidade dos negros do Uruguai, Equador, Panamá e Brasil e preparação dos países para os censos em busca de dados sobre os afrodescendentes. Reportagens são exibidas em emissoras de 14 países das Américas e também podem ser conferidas no canal do UNIFEM no YouTube
Será exibida hoje (22/1) à noite a terceira reportagem da série “As Américas têm cor: Afrodescendentes nos Censos do Século XXI”. Nas versões em Português e Espanhol, a reportagem aborda as condições de vida dos afro-panamenhos e os preparativos para o censo deste ano. A educação é o pano de fundo da reportagem, que investiga a maneira como o racismo incide na vida dos afro-panamenhos.

Dos países visitados pela reportagem do Canal Integración, o Panamá é o que apresenta mais defasagem nos dados censitários. Os últimos censos realizados no Panamá não dispõem de dados sobre a população negra do país. Para o levantamento desde ano, o país estabeleceu uma equipe técnica para organizar a campanha de autorreconhecimento. Segundo especialistas, a falta de dados atualizados sobre a população negra fragiliza as políticas de superação de racismo e melhoria das condições de vida dos afro-panamenhos.

A primeira reportagem da série, veiculada em 8 de janeiro, revelou a expectativa dos afro-uruguaios para o censo, a participação no mercado de trabalho e as políticas públicas de combate ao racismo. Já a segunda reportagem, exibida na sexta-feira passada (15/1), abordou a preparação dos afro-equatorianos para o censo e os efeitos do Plano Plurinacional para eliminar a Discriminação Racial de Desenvolvimento, em cumprimento ao Plano de Ação de Durban.

Em Português e Espanhol, a série sobre censo e afrodescendentes será exibida até 29 de janeiro, quando será exibida a reportagem sobre o Brasil, destacando censo, afrodescendentes e ações afirmativas.  No país, o primeiro censo que coleta o dado raça/cor/etnia no Brasil é do período da escravidão. A informação sobre raça/cor foi sempre (com exceção de 1970) produzida: coletada, mas pouco difundida.

Afrocenso na TV
Idealizada pelo Grupo de Trabalho Afrodescendentes das Américas Censos de 2010, em junho de 2009, a série de reportagens atende o objetivo de informar a população das Américas sobre a rodada dos censos 2010-2012. A série apresenta as condições de vida das populações negras do Brasil, Equador, Panamá e Uruguai, a resistência negra ao longo dos tempos e um panorama das políticas públicas de enfrentamento ao racismo.

As reportagens foram produzidas pelo Canal Integración e estão sendo difundidas pelo sistema público de televisão brasileiro – NBr, TV Brasil, TV Câmara e TV Senado e uma rede de emissoras associadas de televisões públicas e privadas de 14 países americanos: Argentina, Brasil,Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

A série “As Américas têm cor: Afrodescendentes nos Censos do Século XXI” é resultado da parceria entre Canal Integración/Empresa Brasil de Comunicação, Grupo de Trabalho Afrodescendentes das Américas Censos de 2010 e UNIFEM Brasil e Cone Sul, por meio do Programa Regional de Gênero, Raça e Etnia desenvolvido no Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai.
Confira aqui a grade de programação do telejornal América do Sul Hoje do Canal Integración
CANAL INTEGRACIÓN
Clique aqui para ver a lista de operadoras a Cabo que distribuem o sinal do Canal Integración
VERSÃO PORTUGUÊS:
SEXTA – 20:30 (Estreia)
SABADO – 02:00 – 08:00 – 14:00 – 20:00
DOMINGO – 01:00 – 07:00 – 13:00 – 19:00
VERSÃO ESPANHOL:
SEXTA – 23:00
SÁBADO – 05:00 – 11:00 – 17:00
DOMINGO – 03:30 – 09:30 – 15:30 – 21:30
SEGUNDA – 04:00 – 10:00 – 16:00 – 22:00

TV SENADO (Clique ao lado para ver a cobertura por Estado: TV a Cabo, Parabólica, UHF, Internet, TV por Assinatura)
DOMINGO – 7:00

TV CÂMARA (Clique ao lado para ver a cobertura por Estado)
SEXTA – 22:30
DOMINGO – 11:00
SEGUNDA – 12:30

TV NBR (Clique ao lado para ver cobertura por Estado:)
SEXTA – 22:00h
SÁBADO – 08:30 – 12:30 – 00:00
DOMINGO – 11:00 – 19:30
SEGUNDA – 08:30 – 16:30

TV COMUNITÁRIA DE BELO HORIZONTE
(24 horas pela Internet, Canal 6 – Net e Canal 13 – Way)
SEGUNDA: 21:00
* HORÁRIO DE BRASÍLIA

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s